Minha conta
15/04/2018

Presidente da ANAMAGES participa da posse do Desembargador Geraldo Augusto na Presidência do TJMG

O Presidente da ANAMAGES, Magid Nauef Láuar, considera que o TJMG será conduzido por um Magistrado experiente e portador das mais altas qualificações humanas.

O Presidente da ANAMAGES, o Juiz de Direito do TJMG, Magid Nauef Láuar, levou os cumprimentos da Magistratura Estadual ao novo Presidente do TJMG, Desembargador Geraldo Augusto de Almeida

O Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES), o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado e Minas Gerais (TJMG), Magid Nauef Láuar, levou os cumprimentos da magistratura estadual ao Desembargador Geraldo Augusto de Almeida que foi eleito e empossado na manhã desta sexta-feira,13 de abril, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O Magistrado ocupa vaga deixada pelo presidente Herbert Carneiro, que faleceu na semana passada. O novo presidente foi empossado assim que terminou a eleição, que reuniu 94 desembargadores.

O Presidente da ANAMAGES, Magid Nauef Láuar, considera que o TJMG será conduzido por um Magistrado experiente e portador das mais altas qualificações humanas de sabedoria, sensibilidade, afeto e responsabilidade cívica. "E no momento delicado em que o País atravessa, a presença do Desembargador Geraldo traz a tranquilidade para todos, pois o seu compromisso é para com os superiores interesses da prestação jurisdicional, da Magistratura, do Magistrado e dos Servidores do Poder Judiciário Mineiro", garante. 

O Presidente da ANAMAGES, Magid Nauef Láuar, também mencionou que o Desembargador Geraldo possui seu nome inscrito na história da ANAMAGES, pois foi um dos primeiros associados da entidade, acreditando na solidez e nos propósitos da Associação.

Durante a cerimônia de posse, o Presidente Geraldo Augusto fez um breve discurso, em que agradeceu a família e os amigos pelo apoio ao longo de mais de 40 anos de magistratura. “Esse é um momento difícil, em que enfrentamos desafios inusitados na história do Tribunal. Isso não seria possível sem o apoio e a amizade de todos. Esse mandato é um encargo e é pesado. Só posso levá-lo adiante com o auxílio de todos”, afirmou.

Posse

Durante a posse, o Desembargador Geraldo Augusto leu o termo de compromisso e assinou o termo de posse. Ele foi eleito com 89 votos. A sessão foi presidida pelo Desembargador Wagner Wilson, 2º vice-presidente do TJMG. O Desembargador Geraldo Augusto, que neste biênio ocupava o cargo de 1º vice-presidente, substituiu o presidente Herbert Carneiro durante os períodos de licença-saúde nos últimos meses.

Trajetória

O Desembargador Geraldo Augusto tem 69 anos e nasceu em Juiz de Fora, na região da Mata mineira. Bacharel em psicologia e direito pela Universidade do Estado da Guanabara, ingressou na magistratura em 1977, tendo atuado como Juiz nas Comarcas de Ibiraci, Passa-Quatro, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Belo Horizonte. Em 1994, foi promovido ao extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais (TAMG). Em março de 2002, tornou-se Desembargador do TJMG.

Integrou o Conselho de Magistratura do Tribunal, a Comissão Supervisora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais e foi vice-presidente do Centro de Estudos Jurídicos do TAMG. Presidiu, ainda, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Na área acadêmica, foi superintendente adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de 2006 a 2007, tendo coordenado diversas edições de Cursos de Formação Inicial de Juízes de Direito e compondo três vezes a banca examinadora (direito civil e direito processual civil) para o Concurso de Ingresso para Juiz de Direito de Minas Gerais. No magistério, lecionou direito civil na Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte. Concluiu pós-graduação em direito civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). 

Colaborou: TJMG.

COMENTÁRIOS