Minha conta
07/06/2018

Na Ba, feira recebe exposição fotográfica e de mobiliário reciclado

Servidores, Magistrados, Prestadores de Serviços e até o público externo ao Judiciário Baiano podem conferir a II Feira de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça, que conta com diversos serviços disponíveis em stands, exposição do mobiliário da Limpurb e fotografias do Pantanal brasileiro. O evento acontece até sexta-feira (8), na Praça de Serviços do Edifício-Sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia.

O cuidado com o meio ambiente também se reflete na utilização de móveis e acessórios sustentáveis. Móveis antigos e muitos materiais descartados no dia a dia dos ambientes residenciais e comerciais podem ser reaproveitados. Esses objetos podem ser aplicados à fabricação de móveis reciclados criativos que incrementam a decoração da casa e auxiliam na preservação da natureza. Uma amostra de que isso é possível está em frente aos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, na Praça de Serviços.

Quem vê o conjunto de móveis para sala de estar não imagina que o confortável sofá é feito de papel com tubo de papelão e madeira reaproveitada. Sem contar no charme dos vasos de canto que foram feitos apenas de papel. Qualquer pessoa pode carregá-los de tão leves. Tudo foi reaproveitado, de acordo com Letícia Marques, Coordenadora de Educação Comunitária da Limpurb. “Para as poltronas, foram utilizados pneus usados. Os caixotes foram cobertos com sacos de batata e pintados à mão. A mesa de centro azul é feita da madeira de carretel”, conta a Engenheira Ambiental Sanitarista.

A opção por móveis reciclados é uma tendência cada vez mais observada na decoração e no design de interiores. Muitos materiais e objetos considerados sem utilidade vêm sendo reciclados para a fabricação de peças que, além de belas, são muito simples de fazer. As peças da exposição, que lembram a imensidão do oceano, com direito a peixe e à estrela do mar de madeira, são do artista plástico Gilson Cardoso. No mesmo local, estão sendo distribuídas mudas de plantas.

Mesas e bancos de madeira estão espalhados na Praça e quem estava sentado em um deles admirando a Feira foi o prestador de serviços Fabrício Lima, que elogiou a iniciativa e disse ter gostado da exposição fotográfica da Transpantaneira, uma das portas de entrada para o complexo do Pantanal, do Mato Grosso do Sul. As fotos foram registradas pela fotógrafa Márcia Costa e é perceptível o seu amor pelas aves da fauna brasileira. São belas imagens de pássaros em contato com o seu habitat.

II Feira Sustentável do Judiciário Baiano – Idealizada pelo Núcleo Socioambiental do TJBA, com apoio da Assessoria de Ação Social, da Diretoria de Primeiro Grau e do Cerimonial da Presidência, a Feira acontece no período de 4 a 8 de junho, na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA. A ação objetiva contribuir para a construção de uma nova consciência, sob a perspectiva da sustentabilidade, em que as pessoas possam intervir na transformação do espaço ao seu redor.

 

Fonte: TJBA

COMENTÁRIOS