Minha conta
03/06/2018

Exposição retrata paisagens brasileiras

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abriu, dia 28/5, a exposição Paisagens da Liberdade Brasileira, do artista plástico Jorge Francisco Kell. A mostra é composta por 26 pinturas em acrílico sobre tela aplicada na madeira. A exposição pode ser conferida até o dia 8/6, das 12h às 19h, no espaço cultural do TJDFT, localizado no 10º andar do Bloco A, na ala A, do Fórum de Brasília.

O artista, entusiasta da sustentabilidade e preocupado com a preservação do meio ambiente, utiliza na confecção de suas telas material recuperado de lixões, madeiras reaproveitadas de tábuas corridas e de móveis descartados por repartições públicas, e restos de tecidos rústicos conseguidos em lojas do ramo. Usando cores fortes e traços livres, Kell, como é conhecido no meio artístico, diz que sua preocupação não está nos detalhes estéticos: “Procuro ser um pintor da realidade e não da estética da realidade.”

O material descartado é reaproveitado pelo artista com a ajuda de um amigo marceneiro, num galpão na Estrutural. As telas são pintadas no ateliê do artista, montado no Guará. Amante das artes há mais de 50 anos, Kell começou pintando lentes de óculos descartadas, estima que pintou mais de 3.500. Há três anos, começou a fazer quadros, inspirado pelas experiências do dia-a-dia, com ênfase nas paisagens e cenas que marcaram sua vida. Nos momentos de dificuldade profissional, o artista diz que sempre pode contar com a arte como aliada, tendo muitas vezes sobrevivido de suas obras.

A 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, reservou um tempo ao final do expediente para prestigiar a exposição. Na oportunidade, a magistrada escolheu a obra de contrapartida do artista, que agradeceu pelo uso do espaço e doou mais um quadro para o acervo do Memorial.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, cargo exercido pela desembargadora Sandra De Santis.

 

COMENTÁRIOS