Minha conta
02/02/2017

Em SP, premiações do TJ Sustentável acontecem nesta sexta

Presidente Venceslau é comarca com maiores índices de economia.

Nesta sexta-feira, às 10 horas, acontecem as cerimônias de premiação das três comarcas vencedoras do projeto TJ Sustentável 2016: Presidente Venceslau (1ª colocada); General Salgado (2ª colocada) e Piquete (3ª colocada).

Os eventos serão simultâneos e o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas, fará a entrega do Selo Verde e de 10 bicicletas na Comarca de Presidente Venceslau. Em General Salgado, ele será representado pelo juiz Zurich Oliva Costa Netto, coordenador da 8ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), e, em Piquete, pelo juiz Flávio Fenoglio Guimarães, diretor da 9ª RAJ.

TJ Sustentável

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal paulista promoveu o TJ Sustentável, projeto alinhado às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela economia de recursos naturais e bens públicos em todos os tribunais brasileiros. Trata-se de uma competição saudável entre todos os fóruns do Judiciário para estimular o consumo consciente entre servidores e magistrados.

Em 2016, os itens a serem economizados foram água, energia, telefonia e copos descartáveis.  O jogo contou com a participação de 339 unidades. Com o esforço de todos, o Judiciário paulista poupou cerca de:

        - 5,1 milhões de kWh;

        - R$ 481 mil em contas de telefone;

        - 2,4 milhões de copos descartáveis.

        Para o cálculo, foi utilizada como base a média de consumo de cada unidade nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015.

        A redução no consumo de água foi um ponto que desafiou alguns fóruns participantes, tanto que, na somatória do consumo de todas as comarcas, não houve economia. Nos anos anteriores, em razão da crise hídrica, as administrações já haviam adotado medidas que reduziram muito o uso de água. Em 2015, somente com os prédios da Capital o TJSP economizou 58 mil m³ de água e deixou de gastar R$ 1,1 milhão.

Fonte: TJSP

COMENTÁRIOS