Minha conta
24/09/2019

Conselheiro da ANAMAGES ministra palestra na Semana Nacional do Trânsito

O Conselheiro da ANAMAGES e Diretor-adjunto da ENAMAGES, Juiz Oscar Francisco Alves Junior, Titular da Vara de Delitos de Trânsito de Ji-Paraná/RO, participou da abertura da Semana Nacional do Trânsito, realizada no último dia 17, no auditório do L’Acordes Hotel, na Comarca de Porto Velho/RO. Ele ministrou palestra sobre Mobilidade Urbana voltada aos ciclistas, com ênfase na reflexão a respeito da necessidade de ações concretas, que promovam a redução das mortes e lesões no trânsito.

O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares

O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares, dentre elas o Governador do Estado Cel Marcos Rocha, Diretor Geral do Detran Neil Gonzaga, Secretários de Estado e do Município, agentes de trânsito, policiais, professores, parceiros e cidadãos interessados no assunto, de diversas cidades do estado de Rondônia.

Dados do seguro DPVAT revelaram que, de 2008 a 2017, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro e outras três milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente.

O tema Mobilidade Urbana abordado na palestra é fruto da Tese de Doutorado do Juiz Oscar Junior, obtida com bolsa da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). “Em 2018 tive a oportunidade de palestrar sobre temas correlatos envolvendo Trânsito e Mobilidade Urbana no II Seminário Estadual da Defensoria Pública, no II Seminário de Direito Constitucional e Interdisciplinar da Emeron em Ji-Paraná, também debatendo o tema em diversas entrevistas nos canais abertos de TV, rádios e internet, o que demonstra o interesse das instituições e da população em geral nessa temática tão relevante para todos nós. Essas foram oportunidades excelentes de compartilhar o conhecimento e debater o assunto em busca de soluções visando uma cidade moderna e sustentável”, afirmou o conselheiro da ANAMAGES.

Ao final do evento a plateia apresentou feedback positivo, ressaltando os conhecimentos teóricos tratados na palestra e enfatizando a experiência prática do Juiz Oscar Francisco Alves Junior, provendo cerca de 9 passeios ciclísticos na Comarca de Ji-Paraná/RO, sendo 4 deles através da Vara de Delitos de Trânsito, bem como suas experiências como ciclista na Europa e nos EUA.

Juiz Oscar Juiz Oscar Francisco Alves Junior em um dos passeios
ciclísticos promovidos com o apoio da Comarca de Ji-Paraná/RO,
por meio da Vara de Delitos de Trânsito

Os 10 mandamentos do ciclista, de autoria do Juiz Oscar Jr, também foram alvo de elogiosos comentários dos ouvintes que saíram motivados para fazerem sua parte em busca da Mobilidade Urbana Sustentável.

Semana Nacional do Trânsito

Dados do seguro DPVAT revelaram que, de 2008 a 2017, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro e outras 3 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece no Brasil de 18 a 25 de setembro e é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

 

COMENTÁRIOS