8 de junho de 2021

TJMA realiza jornada on-line durante semana do meio ambiente

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realiza de 5 a 11 deste mês, uma Jornada Sociambiental em alusão à semana do Meio ambiente.  Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o evento acontece de forma totalmente on-line, com transmissão ao vivo pelo youtube.  

A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, pelo Presidente do TJMA, Desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, pelo Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Paulo Sérgio Valten Pereira, pelo Presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), Desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf e pelo Diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, Desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

Nesta terça-feira, dia 8, às 09h35, é realizado o painel “O papel da rede de responsabilidade socioambiental – Ecoliga”, com palestra do Presidente do TRE-MA, Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e da Professora Andréa Araújo do Carmo, doutora em Ciências Biológicas pela UEMA, com mediação do Magistrado Angelo Santos, que coordena a Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização – AGEM. Neste mesmo dia, às 10h15, acontece o painel “Revisão do Código Estadual de Meio Ambiente do Maranhão: atuação da comissão de juristas para elaboração do texto legal”, com palestra de Lorena Saboya Vieira Soares, Mestre em Saúde e Ambiente e membro da Comissão de Juristas Ambientais, e mediação do Juiz Douglas Lima da Guia, da Comarca da Balsas.

Na quarta-feira, dia 9, às 15h30, acontece a palestra “Águas para bem viver”, com a Professora  Luzenice Macedo Martins, Mestre em Saúde e Ambiente e Associada fundadora do Instituto Maranhão Sustentável, com mediação do Juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Direitos Difusos de São Luís.

Compõem as atividades da jornada: impulsionamento das ações da Meta 12 do CNJ e ofício-circular a magistrados; iluminação alusiva na fachada do Palácio Clóvis Bevilaqua; poda de árvores na praça D. Pedro II – Instituto Municipal da Paisagem Urbana; entrega simbólica de uma muda de planta para o sr. Euclides de Jesus Sousa, pai do Juiz Mário Marcio de Almeida Sousa; paisagismo com plantas ornamentais na praça D. Pedro II; entrega simbólica de mudas de plantas para desembargadores e servidores; evento simbólico de descarte de processos físicos aptos para eliminação.