27 de janeiro de 2021

Juíza Iris Danielle (TJMA), Tesoureira da Anamages, conclui mestrado sobre psicanálise na resolução de conflitos familiares judicializados

A Juíza Iris Danielle de Araújo Santos (TJMA)

A Juíza Iris Danielle de Araújo Santos, Tesoureira da Anamages, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), concluiu o mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida, e comemorou o feito agradecendo àqueles com os quais pode contar ao longo do percurso.

Conversamos com a Dra. Iris sobre o curso, suas motivações e a aplicabilidade do que apreendeu ao longo do curso em sua rotina como Juíza em Imperatriz – MA. Ela explicou que trata-se de um mestrado interdisciplinar e que sua pesquisa concentrou-se na aplicação de elementos da psicanálise na resolução de conflitos familiares judicializados.

O que a motivou a ingressar na universidade depois de ter conquistado o título de Juíza, foi a busca por aprimoramento pessoal e profissional. A escolha do curso e do tema deveu-se à sua familiaridade com a psicanálise, vendo ali uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, já que muitas questões permanecem em aberto quando se fala de conflito familiar. “A aplicação da lei jurídica sem um olhar diferenciado do juiz sobre o conflito não é suficiente para solucionar o problema. O conhecimento que adquiri terá aplicabilidade na minha função como juíza em Vara de Família. Adquiri um outro olhar e escuta mais refinada para melhor responder às demandas judiciais.”

“Os planos daqui para frente serão colocar em prática tudo o que aprendi durante o percurso e prosseguir aprofundando os estudos sobre o tema a fim de prestar um serviço cada vez mais eficaz à sociedade.”, diz a Juíza que, para conciliar a judicatura com a universidade e os estudos, além da família (seus filhos Hermes e Kiara), utilizou os períodos de férias e de licença-prêmio, acumulados nos 16 anos de judicatura, para frequentar as aulas presenciais e depois disso precisou se desdobrar para concluir o curso.

Nossos cumprimentos e votos de sucesso à Dra. Iris.