Minha conta
01/04/2018

TJPR firma convênios com universidades para preservação de processos históricos

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acaba de firmar convênios com duas universidades do interior do estado para preservação e tratamento arquivístico de processos criminais arquivados até 1984 em dez comarcas.

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) ficará responsável pelos processos de União da Vitória, e a Universidade Estadual do Centro-Oeste, pelos de Prudentópolis, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Castro, Rio Negro e Palmeira.

As duas instituições terão de zelar pela integridade física do acervo; realizar o tratamento de conservação preventiva; promover o acesso ao instrumento de pesquisa, via internet; permitir que o Tribunal, a qualquer tempo, fiscalize e tenha acesso ao bem, entre outras obrigações.

Ganho cultural

O objetivo dessa parceria com as universidades é tornar acessível uma parte da memória que hoje se encontra arquivada e distante da população. Como os convênios são gratuitos, o Tribunal de Justiça não terá custos com a realização desses reparos. Além disso, será uma grande oportunidade de difusão da história e da cultura do Judiciário estadual paranaense.

COMENTÁRIOS