Minha conta
03/10/2017

TJBA adere a campanha Outubro Rosa

Objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce.

Durante todo o mês outubro, nosso site estará cor-de-rosa. Esta é a forma que encontramos de chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, detectado através do exame de mamografia. Como faz todos os anos, o Tribunal de Justiça da Bahia, não só adere a campanha mundial de conscientização e incentivo ao autoexame, como realiza ações durante o Outubro Rosa. Segundo o Banco Mundial, até 2030 a incidência de câncer aumentará em 70% nos países de renda média, incluindo o Brasil.

A coordenação de Saúde Ocupacional e a Coordenadoria da Mulher do TJBA prepararam uma palestra sobre o tema para o servidores com a médica mastologista Anna Paola Noya. A ação acontece no dia 17 desse mês, às 14h, no auditório do TJBA. “O câncer de mama não é mais tabu. A grande maioria das mulheres já sabem da importância dos exames e a rede pública já disponibiliza hospitais e serviços pelo SUS para fazer, assim como, a cada ano, diversas instituições, nesta época, oferecem as mamografias pelo SUS ou gratuitas”, disse a mastologista.

Outubro Rosa – Começou na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure nos Estados Unidos e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi, começaram efetivamente a comemorar e incentivar ações voltadas a prevenção do câncer de mama devido a alta incidência deste tumor, denominando como Outubro Rosa e com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Fonte: TJBA.

COMENTÁRIOS