Minha conta
24/05/2018

Sustentabilidade: seminário debate estratégias para Judiciário

Estão abertas as inscrições para o V Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, que acontece dias 12 e 13/6, no Auditório do Superior Tribunal de Justiça – STJ, em Brasília. O evento, realizado tradicionalmente no mês em que se homenageia o Meio Ambiente, tem como tema a sustentabilidade no contexto do planejamento estratégico das instituições públicas do Poder Judiciário e demais poderes da União. O Seminário é uma iniciativa do STJ, com apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Tribunal Superior Eleitoral, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os interessados podem se inscrever por meio do site do STJ.

O evento contará com a participação da coordenadora de Gestão Socioambiental do TJDFT, Adriana Tostes, que falará, no dia 12/6, às 17h10, sobre a experiência e os resultados do Plano de Logística Sustentável do TJDFT. O objetivo do evento é disseminar o valor da responsabilidade socioambiental no planejamento estratégico e gestão de excelência nas instituições públicas, a fim de sensibilizar autoridades e gestores sobre sua aplicação e importância na promoção da eficiência administrativa.

O Seminário contará ainda com a participação de palestrantes e debatedores dos Poderes Executivo e Judiciário, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União, além de especialistas da indústria nacional e da Organização das Nações Unidas, órgão responsável pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Além disso, será lançado livro sobre contratos de Terceirização - Legislação, Doutrina e Jurisprudência, do jurista Jacoby Fernandes. A palestra de encerramento sobre “Ética e Sustentabilidade” será proferida pelo ministro Aires Brito.

Para conferir a programação completa e se inscrever no evento, clique aqui.

Histórico

O Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário é referência no cenário da sustentabilidade e reúne participantes de instituições públicas de todo o país. A expectativa é que aproximadamente 400 participantes compareçam ao evento. A primeira edição, realizada em 2014, reuniu mais de 300 participantes, e das discussões resultou a minuta da Resolução CNJ n. 201/2015 - documento elaborado por uma equipe com representantes do STJ, TJDFT e CNJ, que implantou o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário. Na segunda edição, à qual compareceram mais de 400 pessoas, foi discutida a aplicabilidade desse normativo.

No III e IV Seminários foram analisados os resultados práticos da Resolução 201 e discutidos, de forma aprofundada, diversos temas da agenda socioambiental, como instrumento de governança, entre os quais: compras públicas sustentáveis, gestão de resíduos, gestão hídrica e energética, acessibilidade e inclusão, qualidade de vida no trabalho. O último encontro culminou, ainda, com o lançamento do Acórdão TCU N. 1056/2017 – Auditoria em Sustentabilidade na Administração Pública Federal.

Fonte: TJDFT.

COMENTÁRIOS