Minha conta
30/05/2017

STJ divulga novos temas do Pesquisa Pronta

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou nesta segunda-feira (29) três novos temas na ferramenta Pesquisa Pronta, que oferece uma seleção de julgados a respeito de questões jurídicas relevantes.

Um dos temas de destaque no direito penal é o aumento da pena para tráfico de drogas praticado com uso de transporte público. Segundo a jurisprudência do STJ, a simples utilização de transporte público no tráfico de entorpecentes não é suficiente para caracterizar a causa de aumento prevista no artigo 40, inciso II, da Lei 11.343/06, que tem incidência somente quando comprovada a comercialização das drogas em seu interior.

Direito tributário

No entendimento do STJ, o ajuizamento de execução fiscal contra pessoa já falecida não autoriza o redirecionamento à herança, uma vez que não se chegou a completar a relação processual, faltando, pois, uma das condições da ação: a legitimidade passiva.

Direito processual civil

O STJ considera inviável a interposição de recurso especial com a intenção de dúvida registral, direta ou inversa, salvo quando o procedimento estiver envolvido em caráter contencioso, hipótese possível entre sujeitos que defendam interesses próprios, razão pela qual não pode ser reconhecida entre o apresentante do título a registro e o oficial.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.

Fonte: STJ

COMENTÁRIOS