Minha conta
10/02/2017

Reciclagem transforma processos em calendários no Pará

Desde 2009, o TJPA desenvolve várias ações na área ambiental.

O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) irá distribuir 900 calendários de 2017 confeccionados com material 100% reciclado. A iniciativa atende ao plano de gestão do Biênio 2017/2019, assim como a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê o estímulo a iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

O calendário foi preparado com capas de processo e folhas de papel recolhidas na campanha Descarte Consciente de Papel. Toda a impressão foi realizada no modo econômico e as fotos que ilustram o material foram cedidas pelos servidores Ricardo Lima, Salim Wariss e Gabriela Monteiro.

Funcionários e terceirizados fizeram o preparo manual dos calendários, que além de serem distribuídos para magistrados, servidores e terceirizados do TJPA, serão enviados a outros tribunais.

Para a coordenadora do Núcleo Socioambiental, Evelise Rodrigues, os calendários sustentáveis atendem aos princípios da eficiência do gasto público, incentivam o consumo consciente de recursos naturais e a mudança de paradigmas acerca dos resíduos gerados nas atividades do órgão. “Nossa ideia foi reutilizar 100% do material, torná-lo útil durante o ano e, ao final, recolhê-los no projeto Descarte Consciente, conduzido por catadores de materiais recicláveis”, destacou.

Desde 2009, o TJPA desenvolve várias ações na área ambiental, entre elas, a que recolhe material reciclável em unidades judiciárias da Região Metropolitana de Belém. Somente em 2016, o programa recolheu 29 toneladas de material reciclável, que receberam destino correto, beneficiando 203 famílias de catadores.

Fonte: TJPA

COMENTÁRIOS