Minha conta
26/04/2017

Presidente do TJDFT recebe visita de juiz francês

Magistrado foi estreitar as relações entre as Justiças brasileira e francesa.

O Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, recebeu na última quinta-feira, 20/04, a visita de cortesia do juiz Jean-Philippe Rivaud, magistrado de Ligação da Embaixada da França no Brasil, que foi estreitar as relações entre as Justiças brasileira e francesa. A visita aconteceu no gabinete da Presidência e foi acompanhada pelo juiz Carlos Alberto Martins, assistente da Presidência.

O magistrado francês já esteve por duas vezes, neste mês de abril, no TJDFT. Ele conheceu o sistema prisional do DF e as instalações, no Fórum de Brasília, onde são realizadas as audiências de custódia, há mais de um ano. 

Na ocasião, ele visitou o presídio, acompanhando pela Juíza da VEP-DF, Leila Cury, e, também, assistiu a três audiências de custódia, presididas pelos juízes Lorena Alves Ocampos e Aragonê Nunes Fernandes. O juiz-Assistente da Corregedoria, Luiz Martius Holanda, também acompanhou o magistrado francês.

O Presidente Mario machado e o juiz francês Jean-Philippe Rivaud discorreram sobre o funcionamento do judiciário brasileiro e o francês, e destacaram a importância da troca experiências entre ambos os países, no sentido de favorecer o conhecimento.

Nesse contexto, falaram do interesse na realização de um programa de intercâmbio entre magistrados, a fim de aprofundarem essa troca de conhecimentos. O magistrado francês procurou saber sobre o concurso para ingresso na magistratura e manifestou o desejo de conhecer a Justiça Infantojuvenil do DF e assistir a um julgamento no Tribunal do Júri. O desembargador Presidente colocou a justiça do DF a disposição e ambos consideraram a visita enriquecedora.

Fonte: TJDFT

COMENTÁRIOS