Minha conta
13/09/2018

Presidente da ANAMAGES participa de posse de Dias Toffoli no STF

O Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES), Juiz Magid Nauef Láuar, participou da cerimônia de posse dos Ministros Dias Toffoli e Luiz Fux na presidência e vice-presidência do Superior Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o biênio 2018-2020. A sessão solene ocorreu nesta quinta-feira (13), no Plenário da Corte com as presenças de diversas autoridades e políticos.

Da esquerda para direita: Juiz Ney Alcântara TJAL; Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, Presidente da ANAMAGES, Juiz Magid Nauef Láuar, Juíza Soraya Hassan (TJMG); e Desembargadora Yeda Athias (TJMG)

 

Participaram da solenidade o presidente da República, Michel Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), a procuradora-geral, Raquel Dodge, o presidente da OAB, Cláudio Lamachia, a Ministra Cármen Lúcia, que transmitiu a presidência a Toffoli, e os demais membros da Corte.

Toffoli manteve o tom conciliador pelo qual é conhecido, defendeu a pluralidade, destacou a harmonia entre os Poderes da República e propôs um pacto nacional entre eles. "Não somos mais nem menos que os outros Poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos à nação brasileira. Por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência."Em seu discurso, ressaltou a necessidade do diálogo, enalteceu a Constituição e destacou a responsabilidade do Supremo em fazer valer a o pacto fundante e a liberdade Jurídica.

O Ministro Luís Barroso, representando os colegas da Corte, discursou em homenagem à Toffoli e disse confiar em uma "transição do velho para o novo" com seriedade, empenho e harmonia entre os poderes. "A sociedade brasileira e seus pares deste tribunal depositam grande expectativa na capacidade de gestão de Vossa Excelência", afirmou. Prestes a completar 51 anos de idade, em 15 de novembro deste ano, Dias Toffoli será o mais jovem integrante a presidir o STF, desde o Império.

O presidente da ANAMAGES, Magid Nauef Láuar, levou os cumprimentos da magistratura brasileira ao novo Presidente do STF. Segundo o presidente a expectativa é de que Toffoli busque uma gestão conciliadora, em que prevaleça o diálogo e as boas práticas judiciárias. "É um estudioso do direito e das práticas públicas, de espírito elevado e veia administrativa muito forte. Possui predicados fundamentais que lhe trarão tranquilidade e equilíbrio para conduzir as superiores questões da Justiça. A ANAMAGES acredita que, certamente, proporcionará tempos de paz", afirmou o presidente. Para ele, a participação das Associações será de vital importância para transmitir à Sua Excelência os anseios, necessidades e propostas.

COMENTÁRIOS