Minha conta
09/11/2017

PR terá encontro de apoio à adoção

O objetivo é esclarecer dúvidas e proporcionar o compartilhamento de experiências entre grupos que promovem a adoção jovens.

Nos dias 17 e 18 de novembro será realizado o II Encontro Paranaense de Apoio à Adoção, na cidade de São José dos Pinhais. O objetivo é esclarecer dúvidas e proporcionar o compartilhamento de experiências entre grupos que promovem a adoção de crianças e adolescentes.

O evento, realizado pelo Grupo de Apoio à Adoção de São José dos Pinhais (ROMÃ) e pela FAE – Centro Universitário, conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele é voltado a pessoas habilitadas à adoção, acadêmicos, diretores de unidades de acolhimento institucional, equipe técnica das Varas da Infância, Juventude e Adoção, representantes do Conselho Tutelar e interessados no tema.

Durante os dois dias serão proferidas palestras e formadas mesas de discussão com a participação de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, advogados, acadêmicos e militantes dos grupos de adoção. Paralelamente à realização dessas atividades, serão apresentados artigos acadêmicos sobre o tema, abordando aspectos psicológicos, sociais, legais e vivenciais da adoção. A submissão de trabalhos pode ser realizada até o dia 8 de novembro pelo e-mail: comissao.encontrodeadocao@fae.edu.

Os grupos de apoio foram criados com a finalidade de auxiliar no processo de adoção de crianças e adolescentes. Atualmente existem cerca de 150 grupos no Brasil e 17 no Paraná. O Grupo ROMÃ, de São José dos Pinhais, presta apoio e orientação às Unidades de Acolhimento Institucional, a pessoas interessadas e a pretendentes habilitados no Poder Judiciário. Realiza encontros reflexivos para pretendentes à adoção, suporte às famílias após o processo adotivo e campanhas de conscientização sobre o tema.

Fonte: TJPR.

COMENTÁRIOS