Minha conta
06/12/2017

Geraldo Dutra de Andrade Neto é eleito Presidente da AMAPAR

O magistrado venceu a eleição com 750 dos 970 votos válidos no pleito e encabeçou a chapa “Combatividade, Coragem e União”

O Juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto, titular da 1ª Vara Cível de Foz do Iguaçu, foi eleito nesta terça-feira, dia 5, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) para o biênio 2018/2019. O magistrado venceu a eleição com 750 dos 970 votos válidos no pleito e encabeçou a chapa “Combatividade, Coragem e União”. A magistrada Maria Roseli Guiesmann, da chapa “Juntos Somos Mais”, também concorria no pleito e teve 220 votos.

O Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES), o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Magid Nauef Láuar, externou cumprimentos ao Magistrado Geraldo Dutra de Andrade Neto e à toda a nova diretoria da AMAPAR. “Enviamos nossos cumprimentos e ofertamos total e irrestrito apoio ao Dr. Geraldo Dutra de Andrade Neto em todas as ações de interesse da magistratura, desejando votos de êxito nesta empreitada”. 

 O Vice-Presidente Região Sul da ANAMAGES, o Juiz de Direito Marcos Antonio de Souza Lima, do Tribunal de Justiça do Paraná, que ocupa o cargo de Conselheiro Fiscal da nova diretoria da AMAPAR, afirmou que a expressiva votação obtida pela Chapa “Combatividade, Coragem e União” liderada pelo Magistrado Geraldo Dutra de Andrade Neto demonstra a aprovação da magistratura do Paraná ao projeto de fortalecimento institucional da AMAPAR, conduzido nos últimos quatro anos pelo atual Presidente Frederico Mendes Júnior, e a confiança em um contínuo aprimoramento de uma AMAPAR forte, transparente, inclusiva e democrática.

O assessor da Presidência da ANAMAGES, o Juiz de Direito do TJPR, Rogério Cunha, integra o grupo que apoiou a diretoria eleita da AMAPAR. De acordo com o Magistrado, a eleição do Juiz Geraldo Dutra representa a continuidade de uma gestão transparente, plural e participativa que manteve o protagonismo da AMAPAR nas questões da Magistratura. “Além disso, Geraldo é Juiz no interior, o que demonstra a capilarização da associação, e a representatividade tanto da capital como de todos os cantos do Paraná”, concluiu. 

ELEIÇÕES DIRETAS E PRIMEIRO GRAU 

Geraldo Dutra atuou, nas duas últimas gestões da AMAPAR, na vice-presidência e também como diretor de assuntos institucionais.

Entre suas metas para conduzir os rumos da entidade nos próximos dois anos estão elencadas questões de política institucional, como a manutenção do processo de fortalecimento e de democratização da entidade, “de modo a estimular a participação de magistrados da ativa e aposentados na construção de propostas e críticas direcionadas ao aprimoramento do associativismo”, como marcaram suas propostas.

Ao lado da diretoria, no plano político, Geraldo Dutra defende a proposta de eleições diretas para as cúpulas dos tribunais, com a participação de toda a magistratura.  No que diz respeito à estrutura de trabalho para magistrados, o juiz tem atuado de forma destacável no Comitê de Priorização do 1º grau de jurisdição, que foi criado com o objetivo de atender resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Geraldo Dutra assume o posto no final de janeiro de 2018, ao suceder o juiz Frederico Mendes Junior, que presidiu a AMAPAR entre os anos de 2014 a 2017.

DIRETORIA ELEITA PARA O BIÊNIO 2018/2019

PRESIDENTE – Geraldo Dutra de Andrade Neto

1º VICE-PRESIDENTE – Wellington Emanuel Coimbra de Moura

2º VICE-PRESIDENTE – Hélio Cesar Egelhardt

3º VICE-PRESIDENTE – Luiz Eduardo Asperti Nardi

4º VICE-PRESIDENTE – José Cândido Sobrinho

5º VICE-PRESIDENTE – Antônio Lopes de Noronha

6º VICE-PRESIDENTE – Jeane Carla Furlan

CONSELHO FISCAL

Suzana Massako H. L. de Oliveira

Marcos Antonio de Souza Lima

Jessica V. Catabriga Guarnier

Lourenço Cristóvão Chemin

Luzia T. Grasso Ferreira

Rafaela Mari Turra

Pedro Ivo Lins Moreira

Taís de Paula Scheer

Eduardo Resseti P. M. Vianna

 

SUPLENTES

Denise Terezinha C. M. Krueger

Tatiane Bueno Gomes

Sidnei Dal Moro

Cíntia Graeff

Marcella R. Mansano

Geraldo Dutra De Andrade Neto

Nasceu em Barretos (SP) no ano de 1974. É filho de Geraldo Dutra de Andrade Filho e Emília Corrêa de Andrade. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Turma 1999. Especialista em Direito pela Escola Superior da Magistratura do Paraná, em 2000.

Iniciou sua atividade profissional na advocacia e nomeado Analista Processual no Ministério Público da União. Ocupou o cargo de Assessor Judiciário do Tribunal de Alçada do Paraná e o de Procurador Federal, em Ourinhos-SP.

Atuou como Juiz Substituto nas Seções Judiciárias de Pato Branco e de Castro. Como Juiz de Direito passou pelas Comarcas de Carlópolis e de Guaíra, atualmente Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Foz do Iguaçu desde 2005 e Professor da Escola da Magistratura, núcleo Foz do Iguaçu. É representante eleito pela magistratura para o Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao 1º Grau e Diretor de Assuntos Institucionais da AMAPAR , bem como Diretor da Secretaria de Relações Internacionais da AMB, ocupou o cargo de Vice-Presidente da AMAPAR na gestão 2014/2015.

 

Fonte: Amapar.

COMENTÁRIOS