Minha conta
11/05/2018

Fórum da Emerj debaterá Limites da Responsabilidade Médica

O Fórum Permanente de Estudos Disciplinares da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) receberá o psiquiatra forense e coordenador do Curso de Medicina e Ética Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Márcio Gekker, para palestra gratuita no dia 23 de maio. Entre os debates, se falará sobre um exame de imagem com auxílio de anestesia que resultou em óbito e a questão médico-legal. 

O artigo 3º do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina diz que é vedado ao médico “deixar de assumir responsabilidade sobre procedimento médico que indicou ou do qual participou, mesmo quando vários médicos tenham assistido o paciente”. E os números de ações nos tribunais de Justiça têm aumentado cerca de 250% por ano no país.  

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que, a cada cinco minutos, três pacientes morrem nos hospitais do Brasil por consequência de um erro que poderia ter sido evitado. Os chamados “eventos adversos” representam problemas que vão do erro de dosagem de medicamentos até o uso incorreto de equipamentos. O Instituto de Saúde Suplementar estimou que, só em 2015, esses “eventos adversos” acarretaram 434 mil óbitos. 

As inscrições para o evento “Limites da Responsabilidade Médica. Exame de Imagem com Auxílio de Anestesia que Resultou em Óbito – Uma Questão Legal” estão abertas e devem ser feitas pelo site www.emerj.tjrj.jus.br ou no link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2018/limites-da-responsabilidade-medica.html.  

Fonte: TJRJ

COMENTÁRIOS